Notícias

6/recent/ticker-posts

Sesc é apoiador cultural do Rio Réveillon 2026 e levará grandes nomes da música à celebração que abre seus 80 anos

Instituição celebra a chegada de 2026, ano em que completa 80 anos, levando música, cultura e ações sociais aos palcos da virada em toda a cidade.

O Sesc RJ, na condição de apoiador cultural do Rio Réveillon 2026, participará da festa da virada com uma programação especial para celebrar os seus 80 anos, a serem completados em 2026. A instituição garantirá que grandes nomes da música brasileira subam aos palcos montados em diferentes bairros da cidade. Entre eles, Gilberto Gil, Belo, Alcione, João Gomes, Alok, Mart’nália, Diogo Nogueira, Roberta Sá, Sombrinha, Joanna, Samba do Trabalhador e Arlindinho.

Dos 13 palcos da festa, 9 ganharão o nome de “Palco Sesc”. Todas as peças de comunicação do evento, desde as publicitárias até a cenografia e a sinalização, exibirão a marca e a mensagem institucional. O Instagram do Sesc RJ (@sescrio) fará a cobertura dos shows. A ideia é reforçar às mais de 5 milhões de pessoas esperadas nas festas o trabalho da instituição no sentido de democratizar o acesso à cultura, incluindo a oferta de espetáculos artísticos gratuitos ao longo do ano.

Adesivos em banheiros químicos alertarão sobre violência contra a mulher

Além de levar grandes shows gratuitos ao público, o Sesc RJ repetirá a ação de conscientização contra a violência da mulher realizada no último Réveillon. Banheiros químicos receberão adesivos com alertas a respeito de assédio sexual e violência contra a mulher. Trata-se de uma iniciativa do projeto Mulheres Plurais, pelo qual o Sesc RJ estende por todo o ano discussões a respeito de gênero, antes limitadas a março, Mês das Mulheres.

Os adesivos contêm mensagem de conscientização e números de emergência, como o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o 197 (Delegacia de Atendimento à Mulher), além de um QR Code. Apontando a câmera do celular para o adesivo, é possível obter informações sobre toda a rede de amparo disponível às vítimas, com mapas, conteúdos informativos e botões para ligação em um clique. Mais que um apoio em casos de violência, a ideia é desencorajar a ação de possíveis agressores, tornar a festa segura para as mulheres e conscientizar a sociedade como um todo.

Levantamentos recentes evidenciam grave cenário de violência de gênero no Brasil. Em 2025, estima-se que 3,7 milhões de brasileiras foram vítimas de violência doméstica ou familiar. Dados da central de atendimento Ligue 180 mostram que, de janeiro a julho deste ano, foram registradas 86.025 denúncias de violência contra mulheres.

Sesc celebra oito décadas de atuação em 2026

O presidente do Sistema Fecomércio RJ, Sesc e Senac RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destaca que a chegada de 2026 — ano em que o Sesc celebra seus 80 anos — reforça o papel da instituição como parceira histórica da sociedade brasileira, contribuindo para o desenvolvimento social e cultural do país e estimulando o turismo em um momento em que o Rio de Janeiro se consolida como um dos destinos mais procurados do mundo.

O Réveillon é um dos símbolos do Rio e do Brasil, uma celebração que projeta nossa cidade para o mundo e movimenta o turismo, setor que alcançou a marca histórica de 8 milhões de visitantes internacionais. Participar desse momento é reafirmar o compromisso do Sesc com a sociedade. Chegamos a 2026 celebrando 80 anos de atuação, sempre ao lado da população, promovendo cultura, inclusão e iniciativas que ajudam a transformar a vida das pessoas. Estar presente nesta virada é mais do que apoiar uma festa: é participar de um encontro coletivo que enaltece a cidade, fortalece o turismo e traduz o espírito do trabalho que realizamos ao longo de oito décadas”, diz o dirigente.

Neste ano, o maior réveillon do mundo contará com o apoio do maior promotor e apoiador da cultura no Brasil, o Sesc, cuja atuação histórica na formação de público e na oferta de programação artística gratuita alcança milhões de pessoas em todo o país.

Palcos Rio Réveillon

  • Palco Sesc Parque Oeste – Inhoaíba: Avenida Cesário de Melo, 6.851
  • Palco Sesc Paquetá: Praia da Moreninha (próximo à Rua Doutor Aristão)
  • Palco Sesc Piscinão de Ramos: Praça Roquete Pinto, 2
  • Palco Sesc Parque Realengo: Rua Professor Carlos Wenceslau, 388
  • Palco Sesc Praia de Sepetiba: Praia de Sepetiba, 1.886
  • Palco Sesc Ilha do Governador: Praia da Bica (altura do quiosque 6)
  • Palco Sesc Praia do Flamengo: Praia do Flamengo (Posto 2)
  • Palco Sesc Guaratiba (Pedra de Guaratiba): Estrada da Matriz, 219
  • Palco Rio (Copacabana Palace): em frente ao Hotel Copacabana Palace
  • Palco Samba: altura da Rua República do Peru
  • Palco Leme: Praia do Leme
  • Palco Parque Madureira: Avenida Edson Passos, s/n

Ascom

Postar um comentário

0 Comentários